Colors: Yellow Color

A apresentação dos Fins de Semana Gastronómicos 2019/2020, será efetuada em Felgueiras, no dia 28 novembro, pelas 11h00, no Hotel Fernando Horta. 

Os Fins de Semana Gastronómicos, uma iniciativa promovida pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal é um grande evento de promoção da gastronomia & vinhos de toda a região e envolve dezenas de municípios.

Na altura em que se reúnem grande parte dos concelhos do Norte do país, Felgueiras vai apresentar a sua mais recente iguaria – o Bacalhau à Felgueiras - um prato identitário que foi recentemente criado pelo orgulho, vocação e talento felgueirense.

O programa de apresentação dos Fins de Semana Gastronómicos inclui a apresentação oficial do guia gastronómico que retrata todos os municípios aderentes.

 Haverá dois momentos de animação musical protagonizados pelo Berço das Artes e uma mostra Etnográfica alusiva ao Pão de Ló de Margaride, que conta com a colaboração dos Ranchos Folclóricos do concelho.

Na altura será apresentado também o fim de semana gastronómico de Felgueiras que se realiza no fim de semana antes da Páscoa, de 3 a 5 de abril de 2020. O menu (petisco/prato/sobremesa/vinhos) é o seguinte: Presunto com broa; Bacalhau à Felgueiras, Pão de Ló de Margaride e Vinhos Verdes das marcas de Felgueiras. Terá como programa de animação o Festival do Pão de Ló – 11.ª Mostra Internacional de Doces Tradicionais – 04 e 05 de abril 2020, Praça Dr. Machado de Matos, cidade de Felgueiras.

Refira-se que o destino turístico Porto e Norte de Portugal tem vindo a aumentar significativamente o seu fluxo turístico e a bater recordes nas dormidas e proveitos turísticos. A nossa oferta gastronómica e vínica tem contribuído decididamente para este sucesso.

O Município de Penafiel recebeu o estatuto de ‘Município Amigo das Famílias’ pelo quarto ano consecutivo e, pela segunda vez, recebeu a distinção ‘palma de ouro’, nos galardões atribuídos pelo Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis (OAFR).

Um homem provocou o pânico na Escola Secundária de Freamunde ao entrar no estabelecimento para ameaçar alguns alunos. O indivíduo deslocou-se ao estabelecimento de ensino depois de ter havido uma zaragata entre jovens que levou uma jovem a receber assistência hospitalar.

Um homem foi detido pela Polícia Judiciária por estar acusado de violar sexualmente a filha. Os familiares tinham conhecimento das violações.

Um homem, de 37 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por alegadamente violar sexualmente a filha, de 18 anos. O indivíduo, motorista de profissão, é suspeito de praticar os crimes sobre a vítima há alguns anos e seriam consumados quando a jovem, na altura com 12 anos, acompanhava o pai em algumas viagens e era nesses trajetos que os crimes aconteciam.

A PJ referiu ainda, em comunicado, de que os abusos continuavam na habitação onde viviam e ainda na casa de outros familiares, nas imediações de Aveiro. Os abusos foram perdurando ao longo do tempo "sob constrangimento físico e psíquico. Alguns familiares tinham conhecimento da situação, mas nem eles nem a vítima denunciava os crimes devido ao temperamento violento do homem".

A denúncia aconteceu depois de a vítima ter fugido de casa e refugiado junto de amigos, que contaram às autoridades.

O homem foi detido de imediato e presente às Autoridades Judiciárias competentes para interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação. 

Um acidente com um veículo ligeiro provocou quatro feridos, na A42, em Lordelo. O capotamento deixou a viatura imobilizada e obrigou ao encerramento da via no sentido Paços de Ferreira – Porto durante uma hora.

Uma semana depois do fatídico acidente que provocou três mortes, este domingo, um veículo despistou-se e capotou no mesmo sentido, mas ao quilómetro 1,2 deixando os quatro ocupantes feridos.

Três das vítimas foram transportadas para o Hospital de Penafiel, enquanto o ferido ligeiro apenas recebeu tratamento médico no local.

Estiveram a prestar auxílio os bombeiros de Lordelo e Paços de Ferreira.