Apresentou-se esta quinta-feira, já aprovado pelo Governo, o Plano de Vacinação contra a Covid-19, na Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

Marta Temido, Ministra da Saúde, afirmou durante a ocasião que “apesar de todas as incertezas, desde logo a fase de ensaios em que ainda nos encontramos, os grupos etários para os quais existem dados disponíveis, não nos pode inibir de planear que será um aspeto central na capacidade de enfrentar a doença”, refere.

Através do próprio site, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) adianta que “as vacinas contra a Covid-19 vão começar a ser administradas a partir de janeiro, sendo os grupos prioritários as pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e trabalhadores em lares, e profissionais de saúde e de serviços essenciais”, referindo que esta afirmação foi revelada por parte do coordenador da task force para elaboração do Plano de Vacinação contra a Covid-19, em Portugal.

Além disso, de acordo com Francisco Ramos ex-secretário de Estado da Saúde, a prioridade, numa segunda fase, será dirigida às pessoas com mais de 65 anos e sem patologias associadas, assim como a pessoas com mais de 50 anos, mas com “um leque mais alargado de patologias associadas, como a diabetes”.

Durante a apresentação do plano, foi estimado pelo responsável a vacinação de 950 mil pessoas numa primeira fase. Contabilizaram-se 250 mil no grupo de lares, 400 mil pessoas com mais de 50 anos e com comorbidades associadas e ainda 300 mil profissionais. Numa segunda fase, estima-se a vacinação de 1.8 milhões de pessoas com mais de 65 anos.

Pin It

Publicidade (4)

Mais Lidas